Rock in Rio acontece pela 1ª vez em período eleitoral; saiba novas regras! O evento incentivou que artistas conheçam as diretrizes eleitoral para evitarem problemas
Written by Estúdio Rádio V on 29 de agosto de 2022
Pela primeira vez em sua história, o Rock in Rio acontecerá durante o período eleitoral. Por conta disso, a organização do festival notificou ao público do evento que novas regras serão adicionadas para que as diretrizes eleitorais sejam respeitadas. Uma delas diz respeito à presença de candidatos nos shows, que será impossibilitada.
Através de suas redes sociais, a equipe do Rock in Rio notificou que essa será a primeira vez em 37 anos de história que o evento acontece em período eleitoral. Por conta disso, a produção do festival orientou que os artistas estejam cientes sobre as Leis eleitorais.
“Recomenda que, todas as empresas, instituições e artistas envolvidos com o evento tenham conhecimento da Lei eleitoral“, disse, em nota.
Além disso, o eventou anunciou que a presença de candidatos políticos em seus palcos será proibida. A decisão da equipe do festival busca evitar possíveis infrações nas Leis vigentes durante o período eleitoral. “A organização decidiu que não será autorizada a presença de nenhum candidato a estas eleições em seus palcos”, complementou.
O que é o período eleitoral, que impacta o Rock in Rio 2022?
Em ano de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina as datas para todas as questões relacionadas às eleições. O mês de agosto marca o início da campanha eleitoral, onde os candidatos podem distribuir material gráfico, como adesivos, bottons e panfletos, além de realizar comícios, caminhadas ou propagandas, sejam elas na televisão, rádio ou na internet.
Em 2022, as eleições acontecerão no dia 02 de outubro. Por isso, a campanha eleitoral será permitida até o dia 30 de setembro, dois dias antes das votações. Dessa forma, o Rock in Rio será impactado pelas diversas diretrizes criadas pelo TSE, criadas com o objetivo de organizar as eleições.
Fonte: POPLINE